Meus clássicos: Harry Potter
Olá! Pretendo fazer alguns posts com essa intitulação: "meus clássicos". Lembro que em 2014 o tema da redação do vestibular da UFRGS seguia a seguinte premissa: "considerando que um livro clássico, o seu clássico, é aquele que nunca saiu da sua cabeça,
aquele que você sempre pensa em voltar a ler, aquele que você recomendaria ao seu melhor amigo". Possuo alguns clássicos da vida. Na época, inclusive, escrevi sobre o Pequeno Príncipe. Com esses posts pretendo trazer dicas de livros que se tornaram os meus clássicos.
Para esse primeiro post escolhi uma saga que marcou muito a minha vida: Harry Potter, de J.K.Rowling.
Comecei a ler as obras em meados de 2007. Já conhecia os filmes e comecei a me interessar mais por leitura de livros nesta época (até então gostava muito de ler gibis). O primeiro que li desta saga foi Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (inclusive foi o livro que mais li na vida, tendo totalizado 7 vezes). Depois disso cada vez mais me apaixonei por esse universo.
Acredito que os livros de HP são sensacionais por ultrapassarem as barreiras da idade e a cada idade que você ler esses livros você terá um ponto de vista completamente diferente. Isso permite que a mesma obra te marque muitas vezes e de formas diversas.
A saga merece um posto junto aos meus clássicos por ter me marcado muito. Nunca ansiei tanto comprar um livro como por esses. Queria ler logo todos para ver como acabava, mas quando concluí li de novo porque deu saudade.
Cada um dos sete livros leva o tempo necessário para desenvolver a história. Não são cansativos, não se estendem mais do que o necessário. Narram uma história sem pressa, mas de forma concisa. A narrativa é fluída e de fácil entendimento, o que permite uma imersão nesse universo tão especial.
Por fim, os livros permitem que o leitor faça sua própria interpretação. Se quiser ler apenas como um livro de fantasia, sobre um mundo bruxo que vive ameaçado pelo mal, vá em frente. Mas se quiser fazer uma interpretação e associar acontecimentos da ficção com a realidade, vá em frente também. Fica a critério do leitor, e isso para mim é muito positivo!
Recomendo a leitura. A releitura. Se já leu, leia novamente. Se nunca leu, está perdendo tempo. 😉
Aah, #SonserinaSim.💚