segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Olá! Para começarmos bem o ano de 2020 decidi compartilhar com vocês a resenha do último livro que concluí em 2019: Teto para dois, da autora Beth O'Leary.



O livro narra a história de Tiffy e Leon, dois personagens que passam a dividir o apartamento (e a cama), sem nunca terem se conhecido nem se encontrado. E assim eles passam por um bom tempo, interagindo apenas com post-its que deixam espalhados pela casa. 

Embora pelo breve resumo possa parecer apenas mais um romance, o livro aborda alguns tópicos fortes, como relacionamento abusivo. Além disso, traz personagens com os mais diversos comportamentos e personalidades, sendo fácil se cativar por vários e odiar alguns. 

A amizade é um dos pontos centrais da obra (mais do que o romance eu diria) e fica fácil amar/detestar cada um dos personagens, de modo a se tornarem o mais próximo possível da realidade. 

Este é outro ponto: embora o livro traga alguns aspectos fictícios (no sentido de que seja pouco provável que ocorram na vida real), os personagens são reais, você consegue identificar pessoas de sua convivência, ou até você próprio, em várias situações que são narradas. 

A formatação do livro também é sensacional, havendo uma diferença na forma como os diálogos são conduzidos nos capítulos narrados pela Tiffy e nos que são narrados pelo Leon, de forma a facilitar a leitura e a compreensão do ponto de vista em questão. Na parte da Tiffy temos uma narrativa mais convencional, utilizando-se de travessões nas falas. Na parte do Leon temos uma escrita mais teatral, com o nome do personagem sucedendo a fala. 

Confesso que normalmente a narrativa mais "teatral" me incomoda, já deixei de ler livros por serem escritos dessa forma. Mas aqui isso não ocorreu, todo o texto é muito fluído e isso se tornou apenas mais um diferencial da produção. 

Eu amei o livro, depois que comecei a ler não queria mais parar, simplesmente queria saber o que aconteceria a seguir, se personagens detestáveis iriam aparecer mais, se o romance ia dar certo ou não. Todos os elementos que compõem a obra são do meu agrado. Recomendo muito a leitura, consegue ser leve e profundo ao mesmo tempo, divertido e emocionante. 

Nós e um livro . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates