Resenha: a sociedade literária e a torta de casca de batata - Mary Ann Shafer e Annie Barrows
Olá! Hoje é dia de mais uma resenha. O livro da vez é "a sociedade literária e a torta de casca de batata" das autoras Mary Ann Shafer e Annie Barrows.
Quando vi este livro no Kindle tive vontade imediata de ler, pois amo demais a adaptação em filme da Netflix (devo ter assistido umas cinco vezes já).
Em resumo, e evitando spoilers, o livro narra a história de uma escritora, que ficou famosa durante a Segunda Guerra e, agora que a mesma acabou, está procurando um novo estímulo para sua escrita. É nisso que recebe a primeira carta de um integrante da referida sociedade literária, localizada em uma ilha próxima ao Reino Unido, que encontrou o endereço da personagem em um livro que já foi dela. Depois de muito ouvir falar sobre Guernsey, a personagem parte para a ilha e acompanha, principalmente, todos os enigmas que rodearam a vida de Elizabeth (uma habitante local que está desaparecida).
A primeira coisa a ser ressaltada é que ele é narrado inteiramente por cartas trocadas entre personagens. Achei uma forma diferente e interessante, mas senti falta de diálogos (eu amo diálogos), acaba se tornando um livro muito mais descritivo das situações que já ocorreram do que interativo.
Como uma boa romântica que sou, senti falta de ler mais sobre a interação do casal principal. Impossível não comparar com o filme, onde achei que o clima entre os dois é muito melhor.
Mas o livro traz personagens incríveis. Ouvir sobre a história e a personalidade da Elizabeth é inspirador. As autoras trouxeram alguém digno de admiração. Amo o Sidney e a Isola também, a amizade desenvolvida entre os dois é loucamente linda. A pequena Kit é uma criaturinha envolvente e é incrível ver o desenvolvimento dos laços entre ela e a Juliet.
Outro ponto alto é os relatos da Guerra. Creio que as autoras conseguiram retratar muito bem todo o cenário, faz você se teletransportar para aquela realidade e compreender o que os personagens estão sentindo.
Nota: 💗💗💗💗