Resenha: o silêncio das águas - Brittainy C. Cherry
Olá! Hoje vim trazer a última resenha da série "elementos" da autora Brittainy C. Cherry. O livro da vez é "o silêncio das águas".
Aqui acompanhamos a história de Maggie e Brooks desde a infância. Porém, nossa protagonista presencia uma cena terrível e, depois disso, nunca mais falou nada. Brooks é o melhor amigo do irmão da Maggie, por quem ela é apaixonada desde criança. Após o incidente eles ficam mais próximos do que nunca e nós, leitores, acompanhamos o desenvolvimento dessa relação, passando pela infancia, adolescência e vida adulta.
Para mim este foi o livro mais forte da série. Aqui acompanhamos o tempo inteiro o que se passa na cabeça da principal, temos acesso a todas as palavras não exteriorizadas por ela e isso permite a criação de um vínculo forte entre leitor-personagem. Além disso, percebemos outras formas de comunicação e como muitas vezes olhar nos olhos um do outro pode ter mais impacto do que horas de conversa verbal.
Eu achei muito bonita a relação dela com o pai. "As batidas do seu coração fazem o mundo continuar girando" é uma frase repetida muitas vezes por ele e se tornou uma das minhas citações favoritas.
Temos ainda um aspecto muito humano de todos os personagens do livro, principalmente naqueles que integram a família da protagonista. Impossível não detestar alguém ali pelo menos uma vez ao longo da leitura e depois se derreter por alguma atitude. Gostei que há um amadurecimento de todos os personagens.
O relacionamento da Maggie e do Brooks é diferente de todos os outros livros que já li. Exatamente pela forte conexão que vemos estabelecida entre eles. Aqui não temos aquela relação idealizada e perfeita, mas bem vida real, com acertos e erros, aproximações e distanciamentos.
O amor da Maggie pela leitura é um dos pontos altos da obra. Sem falar no amor que ela consegue fazer com que outras pessoas (como a irmã dela) despertem pela leitura e o quanto isso pode mudar completamente a vida de uma pessoa. Senti uma conexão ao ler sobre o carinho dela pelos livros.
Por fim, somando-se a todos esses pontos, temos um leve mistério. Na verdade, nós já sabemos tudo que a Maggie viu, mas as pessoas que a cercam não fazem ideia. Infelizmente temos uma tragédia real aqui, infelizmente porque deveria acontecer só na ficção, mas acontece em todos os lugares e com frequencia.
É um livro profundo e que pode sim transmitir algum conhecimento, nem que seja de aprender a ter empatia para com a dor do outro.
Nota: 💗💗💗💗💗