segunda-feira, 18 de maio de 2020

Olá! Hoje venho com a resenha de um livro que aguardei muito pela leitura, "Anne de Green Gables" de autoria de Lucy Maud Montgomery. 



Para aqueles que não conhecem, se trata de livros que deram origem a série "Anne with an E". Temos a história da Anne, uma garotinha órfã que, por um erro, acaba sendo adotada por um casal de irmãos que moram em uma fazenda, Green Gables. No decorrer do primeiro livro, acompanhamos a personagem dos 11 até seus 16 anos, se metendo em variadas confusões e nos trazendo vários ensinamentos. 

Esse é um dos livros em que você deve preparar seus post-its, pois terão várias frases dignas de marcação. A personagem principal vê o mundo de uma forma única e encantadora, guiada pela sua imaginação. 

Honestamente não esperava que o livro tivesse assuntos impactantes trazidos a tona, pois foi escrito no século XIX, porém me surpreendi. Temos personagens femininas fortes e vários questionamentos sobre padrões aceitos na época (em sua maioria, válidos até a atualidade). 

Ainda, esta edição traz inúmeras notas de rodapé explicando o contexto e as citações feitas ao longo da obra. Anne tem uma veia dramática forte e lemos várias referência a poemas da época. 

Embora seja um livro infantojuvenil, acredito que seja daqueles que, se você ler na infância, deve reler na idade adulta, pois tem várias mensagens que só com o tempo conseguirá absorver devidamente. 

O final deste primeiro é extremamente emocionante e conta com uma reviravolta inesperada, com o surgimento de uma amizade e a superação do luto, ao mesmo tempo em que vemos a Anne sendo uma pessoa empática e linda em todos os sentidos, abrindo mão de algo que lhe é importante para cuidar daqueles que lhe cuidaram. 

Recomendo muito a leitura!

Nós e um livro . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates