Quatro dicas de livros de filosofia contemporânea
Olá! Eu AMO filosofia, adoro ler e escrever sobre o assunto. Pensando nisso, hoje decidi indicar quatro livros de filosofia de autores contemporâneos e que são de fácil compreensão.
- Justiça - o que é fazer a coisa certa? - Michael Sandel: O livro é baseado em um curso ofertado pelo autor, em Harvard. Ele aborda diversos temas, desde o utilitarismo até a equidade, com uma linguagem atual e muitos exemplos de casos ocorridos na Corte dos EUA. O livro é um pouco extenso, cerca de 350 páginas, então acredito que seja mais adequado para quem já possui mais interesse sobre esses assuntos.
- O que o dinheiro não compra - Michael Sandel: Novamente temos o autor aqui. Esse livro é muito mais dinâmico e possui menos páginas (cerca de 230). Ele vai abordar várias coisas que o dinheiro já consegue comprar atualmente (incluindo utilizar o corpo humano como outdoor) e discorrer sobre os limites morais, ou a falta deles, no mercado. Pode ser um ótimo livro para quem está começando agora nessa área de leitura, só de ler a contracapa já desperta a curiosidade.
- The Big Bang Theory e a filosofia - organizado por Dean A. Kowalski: De todos os indicados até agora, este é o mais leve. Não, ele não tem nada a ver com as teorias de início do universo e sim com a série de televisão (saudades). Aqui os autores associam assuntos há muito debatidos entre filósofos à série, como exemplo temos a abordagem dos tipos de amizade elencadas por Aristóteles e o questionamento de qual amizade seria aplicável aos cinco personagens principais de TBBT. Para quem nunca leu os clássicos da filosofia, esta é uma boa oportunidade para aprender mais e, quem sabe, se interessar pela leitura dos antigos.
- Ética e Política em Aristóteles - Solange Vergnères: Utilizei muito esse livro durante a elaboração do meu TCC para a faculdade de direito. Tirei excelentes aprendizados dele. Para quem gosta de estudar sobre a educação, esse livro traz grandes abordagens. É um livro um pouco mais "denso" se comparado aos três anteriores citados aqui, mas ainda com uma linguagem atual. Particularmente recomendo a leitura para quem já tem uma noção filosófica, principalmente de Aristóteles, acho que assim a leitura será de maior aproveitamento.
E ai, gostaram das dicas? Já leram algum deles ou ficaram com vontade? Deixem ai nos comentários.