Resenha: a fúria e a aurora - Renée Ahdieh
Olá! Hoje trago a resenha do livro "a fúria e a aurora" de autoria da Renée Ahdieh.
"Todos os livros são muito especiais, querida". (Pg. 34);
A obra é uma releitura da clássica história de Sherazade e das mil e uma noites, inclusive este é o nome da personagem principal. Khalid é um rei misterioso que desposa diversas moças que são assassinadas na aurora seguinte. Sherazade se voluntaria para casar com o mesmo, obstinada a sobreviver para alcançar uma vingança. Porém, as coisas são bem diferentes do que ela imaginava.
Eu estava há mais de um ano com esse livro na minha lista de desejados e minha expectativa era grande. Não fiquei nada decepcionada, amei a leitura do início ao fim.
Esse é o primeiro de uma duologia, então temos um final em aberto, mas com revelações chocantes que me fazem querer ler a continuação com urgência.
Eu amo histórias com ambientações culturais diferentes da nossa. O livro já me conquista quando, nas primeiras páginas, tem um glossário com várias expressões típicas ao mundo árabe utilizadas ao longo do mesmo.
O desenvolvimento dos personagens respeita uma crescente e, embora narrado em terceira pessoa, temos ponto de vista variados, o que nos permitem ter um entendimento mais amplo do que está acontecendo.
Achei interessante a abordagem da autora sobre o quanto podemos aceitar a liberdade do outro até que o mesmo tome uma atitude que nos desagrada. Então passamos a crer que o que nós acreditamos ser melhor é mais importante.
Eu amei a Sherazade, ela é retratada como uma pessoa forte e que não sente medo de dar sua opinião (ou se sente, ela "vai com medo mesmo").
Acredito que o grande questionamento por trás dessa leitura seja: o quanto vale sacrificar na individualidade em prol do coletivo? Não quero dar muito spoiler, mas a história gira em torno desse foco, Khalid escolheu seu povo e, por isso, tem que pagar de forma terrível.
O livro mistura aventura, romance e magia e o resultado é incrível. Recomendo!